Para gerenciar as suas consignações, acesse o menu Vendas > Consignação. Será exibida uma lista com todas as suas consignações.

Para criar uma nova consignação, clique no botão "Criar".

Na tela de criação da consignação, selecione o consignatário que receberá os produtos em consignação.

Adicionando produtos

Você pode adicionar os produtos manualmente clicando no botão "Salvar" e após, na lista de produtos, no botão "Adicionar um item".

Depois de incluir todos os produtos desejados, clique no botão "Aplicar movimentações de produtos" para o sistema registrar todas as movimentações de estoque realizadas nessa consignação. Assim, os produtos adicionados sairão do seu estoque.

Você também pode adicionar produtos nesta consignação utilizando o leitor de código de barras. Para isso, clique no botão "Scan". Uma tela irá abrir, aí basta bipar os códigos de barras dos produtos que você deseja incluir na consignação, e após, clicar em "Adicionar produtos consignados".

Obs.: sempre que um produto (ou grupo de produtos) é adicionado na sua consignação, é gerada uma nota fiscal (NFe) de saída do tipo "Remessa para consignação". Observe a coluna "NOTA DE SAÍDA" na lista dos produtos da consignação. Ali consta o número da NFe de saída gerada para o produto.

Você pode baixar a DANFE desta nota e de todas as demais relativas a consignação acessando a aba "Notas Fiscais" da consignação.

Obs.: você pode adicionar produtos a qualquer momento em uma consignação. Basta acessar a consignação desejada e seguir os procedimentos acima.

Vendendo produtos consignados

Para marcar um produto consignado como vendido, acesse a consignação e, na lista de produtos, clique no "carrinho azul" conforme a imagem abaixo:

Após, clique no botão "Aplicar movimentações de produtos" para confirmar os produtos que foram vendidos e gerar a nota fiscal de Venda de Mercadoria Remetida em Consignação.

Para acessar a nota fiscal desta venda, vá na aba "Notas Fiscais" desta consignação.

Depois de realizar a venda, você precisa registrar o pagamento desta venda. Para isso, vá na aba Vendas, e clique sobre o "cifrão verde" ao lado da venda desejada para visualizar e ajustar as parcelas, formas de pagamento, etc...:

Na tela que se abriu, você consegue editar o pagamento dessa venda modificando as parcelas, valores das parcelas e vencimentos.

Para marcar uma parcela como PAGA, clique sobre o "cifrão com a seta verde" e em seguida, selecione a forma de pagamento desejada na lista. Aí clique no botão "Receber".

Ao final, clique sobre o botão "Salvar" para salvar todas as modificações e ajustes do pagamento desta venda.

Retornando produtos

Você pode retornar produtos consignados manualmente clicando na "seta azul" ao lado do produto desejado, e após, no botão "Aplicar movimentações de produtos".

Você também pode retornar produtos usando o leitor de código de barras. Para isso, clique no botão "Scan" e faça a leitura dos códigos de barras dos produtos que voltaram. Depois, é só clicar no botão "Retornar produtos ao estoque".

Relatório de consignados

Ao acessar uma consignação que tenha alguma movimentação de produtos, você pode gerar e baixar um relatório em .xls (Excel) com todos os produtos e histórico desta consignação. Basta clicar no botão "Download Produtos_Consignados.xls".

É possível também visualizar no sistema o histórico dos produtos da consignação desejada. Basta acessar a aba "Produtos Vendidos" na consignação.


Obs.: o módulo de consignação não está disponível por padrão no Simbio. Caso você tenha interesse nesta função, entre em contato conosco para saber mais sobre valores.

Para mais materiais de ajuda, visite nosso Guia de Suporte:

Simbio | Guia de Suporte

Sugestões de leitura:

Encontrou sua resposta?